Mt 14:13-21
A primeira multiplicação de pães e peixes.
Existe uma essência por de traz de todo esse mistério do milagre de Jesus.Deus através do seu filho quer comunicar algo muito importante relacionado ao nosso chamado.Vamos parar e analizar.
Ver 14- Jesus viu uma grande multidão que ele se compadeceu ou seja teve compaixão ou piedade, ele viu o quanto essa geração estava ferida e sem caminho.
Ver-15-Os discípulos não imaginavam o que Jesus estava pensando, em ganhar muitas almas em apenas em um milagre, a multiplicação.
Ver 16- Jesus fala que ele tinha o alimento necessário para a multidão.
Ver 17-Os discípulos alertava que só tinha 5 pães e 2 peixes.
Vamos parar um pouco por aqui e refletir o real significado dos 5 pães primeiramente.
Em Efésios capítulo 4 o Apóstolo Paulo revela os 5 ministérios que fazem parte de uma vida com Deus, no reino de Deus não existe coincidência, tudo tem um propósito.Através dos 5 pães ele queria mostrar que existiam e ainda existe 5 ministérios para movimentar e sustentar o corpo de Cristo, assim como o pão e necessário para o sustento do nosso corpo.
Ver 19- Jesus ele olha para o céu e agradece a Deus pelos 5 pães e 2 peixes, logo em seguida ele parti os pães e da aos discípulos e os discípulos as multidões.Vamos trocar pães por ministério, Depois, tendo partido os ministérios, deu-os aos discípulos , e estes às multidões.Jesus reparti um para apóstolos, profetas, evangelistas mestres e pastores, cada um com sua respectiva função. Jesus não quis simplesmente alimentar aquela multidão fisicamente mais ele queria comunicar que ele era o pão da vida.Ver Jo 6:22-71, depois do milagre Jesus declara ser o pão da vida.
Ver 20- tem algo muito interessante nesse trecho, no qual mostra a fidelidade de seus discípulos, quando todos se fartaram recolheram ainda doze cestos cheios, os discípulos que andavam com Jesus eram doze, isso só confirma que os discípulos continuaram a seguir Jesus, cada discípulo tinha um cesto.Certo?
Mais qual significado dos 2 peixes?
O comunicado do pão era o alimento que nos faz crescer dentro do corpo de Cristo nosso chamado que nos motiva a descobrir e estudar sua palavra, buscar conhecimento. O peixe fala sobre direção.A dois caminhos a seguir, você serve a Deus ou ao mundo 1Jo 2:15.
Ver 21-E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.Em apenas um milagre Jesus e seus discípulos ganharam 5 mil almas.Que maravilhoso.Isso é um aviso pra Igreja de hoje,valorize seu chamado, busque conhecimento em Deus ganhe almas.
Fábio
Conto: Pães e Peixes
ResponderExcluirMorávamos em Amman 30 anos antes de Cristo. Tínhamos por hábito participar no primeiro solstício da primavera da tradicional reunião Judaica de Asaph onde coletávamos de todos um pouco de alimento para depois que um ilustre homem da palavra nos abrilhantava com seu conhecimento e dom profético.
A cada novo solstício éramos orientados a levar cada vez menos alimentos com o intuito de fazermos um jejum para purificar a carne. E ocorreu que neste ano havíamos conseguido reunir apenas 5 pães (1 kg cada pão) e dois peixes (tamanho grande para uma família cada um). A multidão era enorme. Ao todo se calculavam algo em torno de 4.000 pessoas. Foi aí que um grande mestre da palavra nos fez refletir desta vez sobre nossa própria saciedade em receber a palavra e não compartilhar com os demais.
Pode o homem se ausentar do seu dever? Pode o homem receber a palavra e não compartilhar o ensinamento? Pode o homem alimentar uma multidão apenas com estes pães e estes peixes que trouxeram? Ninguém sabia a resposta. Ninguém conseguia ver o que estava por trás de tanta sabedoria. Então o homem ordenou que dividissem entre todos e em comunhão a partilha das oferendas.
Os murmúrios de que o mestre da palavra estava insano prosperaram... Ninguém queria acreditar... até que ele ordenou que de Amman viesse um caldeirão cujo uso era para grandes celebrações de casamento.
E ao chegar, ordenou que ralassem os pães e desse cozimento ao peixe, para depois depositá-lo em 600 litros de água dentro do recipiente. Pediu para que as crianças entrassem na relva e colhessem ervas. E foram mais 10 kg de ervas. Ao final havia bastante alimento para todos. O caldo alimentou enquanto a palavra fora compreendida.
E todos se regozijaram... se fartaram em bonança, e permanecem sem fome até que a hora da partida levaram todos de volta a Amman.
Max Diniz Cruzeiro
www.lenderbook.com
LenderBook Company
Que testemunho maravilhoso e edificante Max... Deus.seja louvado.
ResponderExcluirFábio palavra Rhema... Jesus continue te abençoando poderosamente!!!
ResponderExcluirEu não tenho muito conhecimento mas eu sei que Jesus Cristo eo único caminho para minha salvação Deu te abençoe obrigado meu Deus
ResponderExcluirForte ser salvo não custa mais nada porque #jesus# já pagou o preço mais ser discípulo custará em nós toda RENUNCIA ...ALIAS tudo
ResponderExcluir